Domingo, 22 de Dezembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Militares do Mali anunciam detenções após tentativa de golpe de Estado

As autoridades de transição malianas anunciaram hoje terem sido feitas várias detenções após o anúncio na segunda-feira, pela junta militar, de que havia sido frustrada uma tentativa de golpe apoiada por um governo ocidental não identificado.

As forças de segurança frustraram o golpe contra o líder da junta militar, coronel Assimi Goita, desencadeado na noite de 11 para 12 de Maio.

“O Governo do Mali condena com o maior rigor este atentado indigno contra a segurança do Estado, cujo objectivo é impedir, ou mesmo aniquilar, os esforços substanciais de segurança do nosso país e o regresso a uma ordem constitucional, garante da paz e da estabilidade”, lê-se num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A tentativa de golpe, com o intuito de “minar a segurança do Estado”, foi travada “graças à vigilância e segurança” das forças de segurança e ocorre no quadro das recentes tensões com a União Europeia para a redução do seu contingente militar no país.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros referiu ainda que os detidos serão colocados “à disposição da justiça” e anunciou o reforço dos controlos nas saídas de Bamaco e nos postos fronteiriços.

“O Governo garante que a situação está controlada e convida a população a acalmar-se”, acrescentou.

O Governo do Mali anunciou segunda-feira a sua saída do G5 Sahel e da sua força conjunta para combater o extremismo islâmico na região devido à recusa da organização em garantir-lhe a presidência devido à situação política no país após os dois golpes de Estado que colocaram e reforçaram os militares no poder, em Agosto de 2020 e em Maio de 2021, respectivamente.

Angop

×
×

Cart