ESTATUTO EDITORIAL

O Guardião é um jornal generalista, exclusivamente digital e independente de qualquer influência política ou económica. Pratica um jornalismo isento, imparcial, livre, sem impedimentos nem discriminações, primando pela objectividade, o rigor e a isenção da informação.

O Guardião rejeita qualquer forma de censura seja política, ideológica ou artística, defende o pluralismo democrático, a não descriminação e o respeito pelo interesse público.

O Guardião rejeita um jornalismo sensacionalista que visa manchar a imagem de qualquer indivíduo ou instituição. Protege o direito ao bom nome, à honra e à reputação, e respeita o espaço privado dos cidadãos.

O Guardião assegura uma clara distinção entre artigos baseados em factos e artigos de opinião. Assegura o direito de informar e de ser informado com base em factos verídicos de fontes devidamente identificadas. Reconhece o direito de resposta e de rectificação.

O Guardião reserva o direito de emitir opinião própria sobre determinados assuntos de interesse público, através de editoriais assinados pela direcção.

O Guardião aposta numa informação diversificada e de elevada qualidade, abrangendo os mais variados campos de actividade e de interesse público.

O Guardião participa no debate das grandes questões que se colocam à sociedade angolana na perspectiva de contribuir para democratização da sociedade, criação de um pensamento crítico e elevação do nível sócio-económico da população.

O Guardião abraça uma visão progressista e pan-africanista, suporta a integração total de Angola no contexto político, social e económico africano para o fim do subdesenvolvimento e marginalização de África.

O Guardião rege-se com base neste Estatuto Editorial, a Lei de Imprensa e demais legislação aplicável, tendo como limites os princípios consagrados na Constituição.