Sexta-feira, 18 de Abril, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

EUA inicia hoje vacinação contra covid-19

Os Estados Unidos começam esta segunda-feira (14), o processo de vacinação contra a covid-19, em que se prevê que sejam vacinados nesta primeira fase cerca de três milhões de americanos.

Ontem, milhões de vacinas covid-19, armazenadas a -70° C em gelo seco, começaram a ser enviadas para todos os cantos dos Estados Unidos, numa gigantesca operação de distribuição logística com o objetivo de administrar as primeiras doses a partir de hoje.

Essa impressionante exibição reflete o senso de urgência na principal potência económica mundial, onde quase 300.000 pessoas já morreram com o novo coronavírus, o equivalente à população de uma cidade como Cincinnati (Ohio, noroeste).

Um exército de caminhões carregados com milhares de doses da vacina Pfizer/BioNTech, embaladas em caixas contendo até 4.725 injeções cada, deixou a fábrica da Pfizer em Kalamazoo, Michigan (norte) neste domingo, rumo a centros estratégicos das empresas UPS e FedEx parcel services, que serão responsáveis pela sua distribuição.

A Pfizer estima que 20 aviões transportarão suas vacinas diariamente para populações de todo o país, incluindo a tribo nativa americana dos Navajo, que foi duramente atingida pela pandemia.

Nessa primeira fase, cerca de três milhões de pessoas serão imunizadas. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendaram priorizar residentes de lares de idosos (3 milhões de pessoas) e profissionais de saúde (21 milhões).

Por precaução, das 6,4 milhões de doses disponíveis, apenas metade será entregue, sendo o restante reservado para a segunda dose necessária três semanas depois.

×
×

Cart