O Plano de Desenvolvimento Nacional (PND), para 2022, já foi executado em 45,9%, durante o trimestre do ano em curso, informou esta quinta-feira, Luís Epalanga, director nacional para o planeamento do Ministério da Economia e Planeamento (MEP).
De acordo com responsável, que falava no habitual briefing bissemanal do MEP, disse que o referido relatório de balanço, traduz o acompanhamento e a execução das metas que materializam os 70 programas de acção.
O responsável explica que 41 indicadores (11%) registaram graus de execução acima de 100% e os restantes indicadores (296), representando 78%, obtiveram graus de execução inferiores a 50%.
Conforme o diretor nacional, este relatório já foi aprovado pela Comissão Económica do Conselho de Ministros e, em termos acumulados, o balanço mostra que as metas globais do plano, até ao I trimestre de 2022, foram executadas em 69,53%.
Luís Epalanga avançou que a elaboração do Relatório de Balanço, referente ao I trimestre de 2022, contou com a colaboração do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística (GEPE) sectoriais, provinciais e municipais.
Ainda no quadro das acções desenvolvidas pelo Ministério da Economia e Planeamento, período de 19 a 25 de Maio de 2022, destaca-se a visita à República do Ruanda, com o objectivo de intensificar a diplomacia económica e avaliar pontos de convergência económica para atracção de investimentos.
No que diz respeito ao Inquérito às Empresas, em tempo de Covid, o director avançou que o Instituto Nacional de Estatística (INE) realizará um inquérito para colher dados aos agregados familiares e as empresas.
Angop

