Terça-feira, 1 de Julho, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Bureau Político do MPLA avalia situação social e económica e prepara VIII Congresso da OMA

O Bureau Político do MPLA reuniu-se esta quarta-feira, 18 de Junho, em Luanda, sob a orientação do Presidente do partido, João Lourenço, para analisar a situação social e económica do país, as dinâmicas da vida interna da organização e os preparativos para o VIII Congresso Ordinário da Organização da Mulher Angolana (OMA), previsto para 2026.

Realizada à porta fechada, a reunião dedicou particular atenção à necessidade de rejuvenescimento das estruturas partidárias, de modo a adequá-las aos desafios do contexto pós-eleitoral e à recente divisão político-administrativa do território nacional. O partido pretende reforçar a sua capacidade de intervenção social e política em todas as províncias, respondendo de forma eficiente às novas exigências da governação.

Relativamente à OMA, a ala feminina do MPLA, o Bureau Político validou os documentos reitores do VIII Congresso, aprovados numa reunião preparatória realizada no passado dia 11 de Junho. Entre os documentos destacam-se as normas para a apresentação de candidaturas, os critérios de avaliação das mesmas e a delimitação das quotas de delegadas, quer a nível nacional, quer provincial. O órgão dirigente do MPLA apelou ainda à disciplina organizacional da OMA, recomendação formalizada pelo Secretário-Geral do partido, Paulo Pombolo.

Na vertente social e económica, os membros do Bureau Político analisaram os relatórios sobre a implementação do Programa de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027 e os impactos das reformas estruturais em curso. Embora não tenham sido divulgados detalhes concretos sobre os dados analisados, o Bureau reiterou o compromisso do MPLA com a melhoria das condições de vida das populações e com o crescimento económico sustentável do país.

O encontro serviu também para reafirmar a importância da consolidação da estrutura interna do partido, da modernização dos seus métodos de actuação e do fortalecimento da representatividade feminina através da OMA, que deverá desempenhar um papel central no novo ciclo político-partidário.

O VIII Congresso Ordinário da OMA está agendado para 2026 e será decisivo para a renovação das lideranças femininas do partido, bem como para o reforço do papel da mulher na sociedade angolana.

×
×

Cart