A Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (FECUAN) celebrou esta quarta-feira, 2 de outubro, o seu 54º aniversário, reunindo antigos e atuais estudantes e professores num encontro intergeracional que marcou a história da instituição. O evento, prestigiado com a presença da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço e outros antigos alunos e docentes como Manuel Nunes Júnior, Fernando Heitor, recordarem momentos que definiram as suas trajetórias e reforçarem o compromisso com a formação de quadros essenciais para o desenvolvimento de Angola.
A FECUAN foi criada pelo Decreto-lei nº 456/70 de 2 de Outubro de 1970, iniciou a funcionar no ano lectivo 1970-1971.
O ex-ministro de Estado para Coordenação Económica, atualmente deputado a Assembleia Nacional, Manuel Nunes Júnior (antigo estudante e docente há 40 anos), que também desempenhou funções de decano entre 1987 e 1991, recordou com nostalgia sua passagem pela instituição antes de seguir para o Reino Unido, onde obteve mestrado em Economia Internacional e posteriormente doutoramento em Economia.
Fernando Heitor, antigo estudante, destacou a importância da formação científica para a resolução dos desafios nacionais. “Os jovens têm que entender que sem formação científica é difícil resolvermos os problemas do país. O empirismo já não é suficiente. A ciência é fundamental, e é nas universidades que se adquire esse conhecimento”, afirmou.
Nos últimos anos, a Faculdade de Economia graduou mais de 5.000 licenciados, 252 mestres e os primeiros oito doutores em Gestão e Economia. Esses números representam um verdadeiro manancial de capital intelectual entregue à sociedade angolana, com profissionais preparados para enfrentar os desafios econômicos e sociais do país.
O encerramento das celebrações está marcado para o dia 30 deste mês.