O 1º de Agosto confirmou o mau momento que vive com mais uma derrota no Girabola, desta feita por 1-2 diante do Desportivo da Huíla hoje, domingo, para a 25ª jornada, no estádio nacional Tundavala, na cidade do Lubango.
Na batalha entre militares, os de Luanda até que entraram melhor no jogo, mas foi sol de pouca dura, pois os da Huíla viriam a assumir o controlo antes do minuto dez e assim foi até ao apito final dos primeiros 45 minutos.
A equipa de casa era mais afoita e pressionava o adversário, obrigando muitas vezes Bobó e Bonifácio a fazerem recurso a trabalhos extra.
O Desportivo tentou por diversas vezes chegar ao golo, por Cagodó, que do “meio da rua” tentou surpreender Neblú aos 13 minutos. O golo viria mesmo a surgir por Nandinho aos 29, numa jogada individual, passou por Dago e rematou fraco, mas enganou Neblú.
A equipa de casa não ficou por aí, Tchutchu quase chegou ao segundo golo aos 36 minutos e repetiu-se aos 39 com uma triangulação entre Sidney, Milton e Nandinho, mas este último atirou para cima.
O 1º de Agosto era uma equipa passiva, com a defesa a permitir constantes ameaças dos huilanos e uma delas deu em golo 45 minutos, era como que a crónica de uma morte anunciada, Cagodó subiu mais alto e de cabeça respondeu da melhor maneira um cruzamento de Nandinho.
Na segunda parte, os visitantes regressaram com o meio-campo mais povoado e a equipa já produzia resultados, relegando o Desportivo ao seu papel da primeira parte.
Aos 54 minutos, numa jogada de insistência resultante de um livre, Benarfa reduziu a desvantagem com um remate de carrinho bem na pequena área.
Com as substituições feitas, o “Agostinos” tomaram conta do jogo e quase empatou por Bobó aos 62 minutos e Macaia aos 71, mas ficou-se por aí mesmo.
O árbitro da Associação de Futebol de Luanda, Julião Mateus, ainda expulsou dois jogadores, aos 74 minutos o principal play maker do 1º de Agosto, Herenilson, por acumulação de cartões amarelos e pelo mesmo motivo no minuto seguinte o central do Desportivo da Huíla Sidney.
Com essa vitória o Desportivo da Huíla chega aos 37 pontos, enquanto o 1º de Agosto mantém-se com 43.
Angop

