O presidente do Conselho de Administração do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), António Manuel Cabral, avançou que a retoma da circulação no troço Moxico – Porto do Lobito pode acontecer dentro de cinco dias.
Segundo uma nota divulgada à imprensa pelo CFB, um comboio que transportava cobre, proveniente do Luau com destino ao Porto do Lobito, composto por 1 locomotiva e 19 vagões do tipo PC, descarrilou em consequência das fortes chuvas que se abateram na localidade.
O acidente que ocorreu no domingo (3), por volta das 07H:58 minutos, entre as localidades do Longonjo e Lepi (Província do Huambo), interrompeu a circulação entre litoral e o interior do país.
A causa do acidente foi atribuída às fortes chuvas que se abateram sobre aquela região e que motivou o arrasto do balastro que sustenta a via-férrea, tendo deixado a linha suspensa numa extensão de 20 metros.
De acordo com António Manuel Cabral, os 15 vagões que descarrilaram já foram todos recolhidos, sem registos de prejuízos.
Entretanto, disse ter se verificado danos nos meios circulantes e na linha férrea, cujos prejuízos estão a ser calculados.
Os trabalhos de carrilamento e de reposição dos parâmetros geométricos da via-férrea decorrem a bom ritmo, prevendo-se a conclusão dos trabalhos e a reposição da circulação de comboios dentro de um período de cinco dias.