A contagiosa variante Delta está a provocar um aumento galopante de casos de covid-19 na África do Sul, revelaram neste sábado cientistas e o governo do país, que cogita adotar medidas mais rígidas.
O país mais afetado do continente registou, neste sábado, 18.762 novos casos – maior balanço diário desde janeiro -, o que eleva o total de contágios oficialmente diagnosticados a quase 1,9 milhão.
A África do Sul tem 59.621 mortes provocadas pela covid-19.
“Estamos numa fase de crescimento exponencial da pandemia com os números subindo extremamente rápido. E devem continuar subindo nas próximas semanas”, disse Túlio de Oliveira, da rede de vigilância genómica da África do Sul.
Para travar a propagação, “vamos precisar adotar restrições mais duras e rigorosas (…) e precisamos fazer isto urgentemente”, disse Koleka Mlisana, diretor do comité que aconselha o governo sul-africano sobre a covid-19.
As autoridades de saúde em todo o mundo estão em alerta devido à rápida propagação da variante detectada inicialmente na Índia, mais contagiosa que as demais, especialmente entre a população não vacinada.
De acordo com a OMS, a cepa já está presente em 85 países.
AFP