O Presidente da República, João Lourenço, criou esta quinta-feira uma Comissão Interministerial para a organização das actividades alusivas ao centésimo aniversário natalício do Fundador da Nação angolana, António Agostinho Neto.
Uma nota da Casa Civil do Presidente da República a que a ANGOP teve acesso refere que a Comissão tem como objectivo organizar os preparativos para uma comemoração condigna dessa efeméride.
Acrescenta que a Comissão integra os ministros de Estado e chefes das Casas Civil e Militar do Presidente da República, respectivamente, como coordenador e coordenador-adjunto, bem como os responsáveis pelos pelouros da Administração do Território, Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, Interior e das Relações Exteriores.
Fazem também parte da mesma, os ministros das Finanças, dos Transportes, da Educação, das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, da Juventude e Desportos e da Cultura, Turismo e Ambiente.
Os governadores provinciais, o director do Cerimonial do Presidente da República, o presidente do Conselho de Administração do Memorial António Agostinho Neto e um representante da Fundação António Agostinho Neto integram, igualmente, a Comissão.
São atribuições da Comissão a elaboração de um cronograma de acções comemorativas alusivas aos 100 anos do Fundador da Nação, a apresentação de uma proposta de orçamento para as celebrações, preparação e organização, bem como a coordenação, a nível interno e externo, das operações necessárias para as comemorações.
António Agostinho Neto nasceu aos 17 de Setembro de 1922, em Kaxicane (Icolo e Bengo), e faleceu a 10 de Setembro de 1979. Como primeiro Presidente de Angola, proclamou a independência do país do então jugo colonial português, a 11 de Novembro de 1975.
Angop