Quarta-feira, 11 de Fevereiro, 2026

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Petro vence AS Salé e apura-se para as meias-finais da Ball League

Com 19 pontos de Gerson Lukeny, o Petro de Luanda qualificou-se, nesta quarta-feira, para as meias-finais da Liga Africana de basquetebol, ao vencer o AS Salé do Marrocos por 79-72, num jogo com fases de aperto para o campeão angolano.

Disputado no pavilhão Arena de Kigali, no Ruanda, para os quartos-de-final, o confronto até iniciou de feição para os marroquinos que chegaram a seis pontos de vantagem (8-2) decorridos cinco minutos, mas dois lançamentos de curta distância de Joni Pedro e Gerson Lukeny, além de um triplo de Carlos Morais conferiram ao Petro força anímica para a inversão do quadro.

A vencer por 9-8, os “petrolíferos” contaram muito com a eficácia de Lukeny (19 pontos), Carlos Morais (17) Leonel Paulo (17) e Joni Pedro (10) que no total anotaram 63 pts contra 16 do resto da equipa.

A vitória de 20-11 com que se chegou ao fim do período inicial foi gerida ao longo do segundo, apesar do desempenho do norte-americano ao serviço do Salé, Stoglin, que sozinho anotou 30 pontos, menos 12 que o resto dos seus colegas que no computo geral marcaram 42 pts.

No intervalo a equipa angolana vencia a oponente marroquina por 43-35.

No entanto, o terceiro período foi o mais difícil para o representante angolano que surpreendentemente baixou o rigor defensivo e ofensivo, permitindo ao adversário uma reviravolta incontável.

O AS Salé não só equilibrou a partida como chegou mesmo a ameaçar uma vitória que parecia anunciada, impondo um empate a 55 pontos no fim do terceiro período, onde acabou marcando 20 pontos contra apenas 12 da turma do “eixo-viário”.

A fase final da partida foi marcada por nova postura dos angolanos, que, apesar do equilíbrio no marcador chegaram a cavar uma vantagem de 13 pontos (78-65) por culpa de triplo de Carlos Morais a 58 segundos do fim, atleta cujo desempenho valeu-lhe a distinção de homem do jogo (MVP).     

O resultado final fixou-se em 79-72, ou seja o Petro bateu o AS Salé por sete pontos de diferença, número reduzido se comparado ao recente triunfo obtido contra este mesmo oponente com diferença de 19 pontos (97-78), na derradeira partida do grupo B da fase inicial da prova, que termina domingo.

Angop

×
×

Cart