O aplicativo angolano “Appy saúde” venceu o prémio Virtual Digital World 2020, na categoria de E-Saúde (E-Health) organizado pela Unidade Internacional de Telecomunicações (ITU, sigla em inglês), uma unidade da Nações Unidas.
O evento que aconteceu por meio de videoconferência, teve lugar nesta segunda-feira (7), em Genebra, Suíça.
De acordo com uma nota divulgada no seu sítio, a ITU afirma que “o prémio visa estimular soluções tecnológicas inovadoras, fortificar e fomentar o investimento em PMEs criativas em tempos de crise”.
As empresas premiadas, nas categorias de Conectividade, Cidade inteligente, E-Saúde e Finança digital, “apresentaram soluções inovadoras de tecnologia com o potencial de mudar vidas em todo o mundo”.
Os vencedores de cada uma das quatro categorias foram selecionados por um júri de especialistas nas áreas de negócios, tecnologia e empreendedorismo.
Na categoria de Cidade Inteligente venceu o aplicativo “BusMap” do Vietname que fornece soluções inteligentes de transporte público por meio de algoritmos de navegação e recursos avançados de experiência do usuário para consumidores, empresas e governos.
Na categoria de Conectividade venceu o aplicativo “Astrome” da Índia, que usa comunicação sem fio de ondas milimétricas para fornecer capacidade de backhaul para infraestrutura 4G e 5G.
Na categoria de Finança digital venceu o aplicativo OKO Finance de Israel, que fornece aos pequenos agricultores seguro de safra e acesso a ferramentas financeiras digitais por meio de tecnologias móveis simples.
Na categoria de E-Saúde venceu o aplicativo Appy Saúde, um aplicativo angolano que permite localizar farmácias mais próximas, comparar preços de medicamentos e verificar disponibilidade.