O navio pesqueiro de nacionalidade espanhola “Figaro” IMO 890525 encontra-se à deriva a 15 milhas náuticas da costa do Egipto Praia e a 20 milhas a Norte do Lobito, província de Benguela, na sequência de um incêndio registado a bordo.
Segundo uma nota Capitania do Porto do Lobito a que a Angop teve acesso, o incêndio deflagrou por volta das 7h00 de segunda-feira, 19, e a tripulação foi toda resgatada.
A capitania acrescenta que está a envidar esforços para resgatar o navio, mas, enquanto não ocorrer, todos os navios que navegam naquelas imediações devem redobrar a vigilância.
A propósito, o capitão do Porto do Lobito, Henrique Pedro, disse que os tripulantes estão todos salvos e aguardam pela chegada do armador, de nacionalidade angolana.
O capitão informou que a capitania tomou conhecimento da situação por volta das 8h00 e prontamente mobilizou um rebocador que se deslocou ao local e resgatou 30 tripulantes de várias nacionalidades ( angolanos, espanhóis, senegaleses e ganenses).
A maior preocupação de momento é o facto de o navio estar à deriva e, por isso, fez-se um aviso à navegação para a prudência naquela zona.