O Ministério da Energia e Água vai reforçar a central térmica do Dundo, província da Lunda Norte, com grupos geradores, para cobrir o défice no fornecimento de energia que a cidade regista desde Maio, anunciou hoje o secretário de Estado para Energia, António Da Costa.
Sem avançar o número e a capacidade dos grupos geradores, disse no final do seu primeiro dia de trabalho à província da Lunda Norte, que os mesmos vão suprir a necessidade de 10 megawatts da cidade do Dundo, para evitar restrições no fornecimento do produto.
Para o efeito, serão deslocados alguns grupos geradores nas centrais térmicas de províncias que actualmente estão a ser alimentadas pelas fontes hídricas, como o exemplo de Luanda, propriamente no quilómetro 9.
Explicou que a central térmica do Dundo tem uma capacidade instalada de 30 megawatts e neste momento estão disponíveis apenas 18, o que torna insuficiente, sobretudo nas horas de ponta, devido à temperatura.
Disse que a PRODEL já foi orientada a contratar uma empresa para o transporte dos grupos geradores nos próximos dias.
O governante visitou as obras da barragem hidroeléctrica do Luachimo e da central térmica de Lucapa.
A visita do governante prossegue amanhã nas instalações da PRODEL e antes do meio-dia desloca-se à provincia da Lunda Sul, onde visitará as centrais do Txicumina e Nhama, de 19.6 e 20 megawatts, respectivamente.