Sábado, 14 de Dezembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Marcelo Rebelo pode dissolver o parlamento e convocar eleições antecipadas

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, poderá anunciar muito em breve a dissolução da Assembleia da República, parlamento português.

Em causa está um possível conflito institucional que surge devido a um confronto entre o Presidente e o primeiro-ministro, António Costa.

O conflito está relacionado à posições opostas tomadas por ambos sobre a demissão do ministro das infraestruturas de Portugal, João Galamba. Marcelo defende que o ministro deve ser demitido, mas António Costa diz não e que é sua competência indicar quem deve ser exonerado.

O ministro das infraestruturas, João Galamba, é acusado pelo seu ex-adjunto de ter tentado esconder documentos da comissão de inquérito parlamentar sobre a gestão da TAP. Também há relatos de actos de violência que ocorreram no referido ministério, assim como o roubo de um computador do Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa, classifica a troca de acusações entre João Galamba e o seu antigo adjunto Frederico Pinheiro como sendo desprestigiante e exigiu a exoneração do ministro das infraestruturas, mas António Costa faz uma leitura diferente e recusou o pedido de demissão de João Galamba, salientando que é competência do primeiro-ministro propor a exoneração dos ministros.

Os partidos políticos da oposição em Portugal acusam o primeiro-ministro de humilhar publicamente Marcelo Rebelo, de estar emocionalmente desequilibrado e de mostrar falta de liderança.

×
×

Cart