Terça-feira, 1 de Julho, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Ministério do Ensino Superior e SINPES próximos de entendimento

A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, esclareceu, esta sexta-feira, em Luanda, que há resultados satisfatórios na negociação entre o Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior (SINPES), sobre os quatro pontos reivindicados.

Em declarações à imprensa, após o acto de lançamento da primeira pedra da construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda, a governante explicou que o ministério vai pagar a pós-graduação dos docentes que se encontram a estudar no exterior por conta própria, assim como os que estão no país, na mesma situação.

De acordo com a governante, os salários e o seguro de saúde dos professores não foram ainda resolvidos com o Sindicato por serem assuntos que ultrapassam o seu ministério, mas que vão continuar a ser analisados pelo Executivo.

Na ocasião, a ministra referiu que existe um projecto dentro do Plano de Desenvolvimento Sectorial do ministério que prevê  a formação contínua dos docentes e uma verba alocada especialmente para a investigação científica nas universidades e institutos superiores.  

Segundo a governante, o valor alocado não é o que se pretende ou se gostaria, mas tem ajudado a ultrapassar algumas dificuldades académicas.

Os professores universitários reivindicam a actualização dos salários, melhores condições laborais e seguro de saúde.

×
×

Cart