Terça-feira, 30 de Abril, 2024

PR apela à serenidade em São Tomé e Príncipe

O Presidente da República, João Lourenço, apelou, neste sábado, às autoridades são-tomenses no sentido de agirem com espírito de justiça e serenidade, para clarificar a situação reinante no país.

Na sexta-feira (25), quatro homens atacaram, de madrugada, um quartel do Exército em São Tomé e Príncipe, no que o primeiro-ministro Patrice Trovoada considerou “uma tentativa de golpe” de Estado. 

Numa declaração, na qualidade de Presidente em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Estadista angolano apelou à tomada de medidas em observância à legislação do país e aos princípios dos direitos humanos.

João Lourenço expressa, na declaração, divulgada hoje, em Luanda, que Angola continuará a acompanhar com atenção o desenrolar dos acontecimentos em São Tomé e Príncipe.

No documento, o Presidente angolano manifesta-se disponível para desempenhar o papel que lhe for requerido no âmbito da CPLP, com vista à construção de uma base de entendimento entre todas as forças vivas da nação são-tomense.

Na sequência dos acontecimentos de sexta-feira, os quatro atacantes morreram, assim como um dos alegados mandantes da acção que tinha sido detido, Arlécio Costa, antigo oficial do extinto “Batalhão Búfalo”, já condenado em 2009 por outra tentativa de golpe,  há quase 20 anos.

Outro dos supostos responsáveis, o ex-presidente da Assembleia Nacional e actual deputado do movimento Basta, Delfim Neves, também foi preso.

Angop

×
×

Cart