Algumas figuras históricas da UNITA decidiram voluntariamente dar os seus lugares a nova geração, marcando assim uma mudança geracional no partido do Galo Negro.
O secretário-geral do partido, Álvaro Daniel disse esta terça-feira à imprensa, após formalizar a candidatura da UNITA para eleições de 24 de Agosto, que “importantes figuras do partido preferiram deixar voluntariamente o seu espaço para novas gerações, permitindo que essas ganhem experiência e, sobretudo, permitindo que entrem para o parlamento quadros jovens com competência técnico-profissional para poderem incrementar a qualidade do debate parlamentar”.
Álvaro Daniel referia-se a Isaias Samakuva, Lukamba Gato e Kamatala Numa.
Da sociedade civil destacam-se os nomes de Francisco Viana na 18.ª posição, Hitler Jessy Tshikonde (do processo 15+2) na 83.º posição e Benedito Jeremias Dali na 95.º posição.
Abel Chivukuvuku é o segundo na lista, candidato à vice-presidente e Filomeno Viera Lopes é o número 4 na lista para Círculo Nacional.
O secretário-geral da UNITA, Álvaro Daniel, disse em declarações à imprensa que foram apresentados os documentos requeridos por lei tanto para os candidatos a Presidente e vice-presidente da República, como para deputados à Assembleia Nacional, numa lista de 130 efetivos e 45 suplentes, com um total de 21.675 assinaturas.