A Televisão Pública de Angola (TPA) contará, a partir do dia 15 de Julho, com um novo canal dedicado exclusivamente a notícias, denominado “TPA Notícias”, anunciou nesta segunda-feira, em Luanda, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem.
O ministro, que falava no acto de inauguração do Complexo de Produção de Conteúdos Ernesto Bartolomeu, localizado no Centro de Produção da TPA (Camama), referiu que “a Televisão Pública de Angola está a viver um momento de viragem e de transformação como resultado das acções do Executivo, para revolução técnica, tecnológica e de capacitação dos seus recursos humanos”.
Segundo o governante, estará concluída, até 18 de Outubro deste ano, a transformação do Canal 2 e da Palanca TV em canais dedicados a cultura e desportos, para valorização das diferentes modalidades desportivas e preservação cultural.
Referiu que o investimento feito, avaliado em mais de 35 milhões de euros, permitiu adquirir também sistemas modernos de controlo e edição de vídeos, emissão, sonorização, estúdios e cenários virtuais e físicos.
Adiantou que foram adquiridas duas viaturas de produção de televisão em alta definição, com capacidade para a produção de grandes eventos desportivos, em conformidade com as normas das federações internacionais.
A primeira viatura devera ser entregue em Julho e a segunda no final do ano.
Manuel Homem afirmou que foi assegurada a formação dos recursos humanos, decisivos para concretização do projecto, em Espanha, Portugal e no país.
Informou estar já resolvida a dívida dos trabalhadores dessa estação televisiva com a segurança social, avaliada em mais de dois mil milhões e 500 milhões de kwanzas.
O Complexo de Produção de Conteúdos Ernesto Bartolomeu foi inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço, que se fez acompanhar da Primeira-dama, Ana Dias Lourenço, e comporta uma nova área para pós-produção, arte e grafismo, um novo data center, bem como uma unidade móvel com capacidade para cobrir grandes eventos.
O mesmo dispõe também de um estúdio para emissão do primeiro Canal de Notícias do país.
Angop