O Petro de Luanda vai procurar colocar ponto final num “jejum” de troféus que dura desde 2010, de forma antecipada, quando defrontar quarta-feira, às 16h30, no Estádio 11 de Novembro, no jogo de acerto da 27ª ronda, o Sagrada Esperança que tentará encurtar a diferença de pontos e alimentar o sonho da revalidação do título.
Os “Tricolores”, com menos um jogo, só festejam antecipadamente se conseguirem um empate ou uma vitória, ao passo que os “Lundas” se vencerem relançam a disputa do título, porque encurtarão para três a diferença de pontos.
Ou seja, em caso de um empate, o Petro de Luanda alarga para sete a diferença de pontos e garante a conquista do título, porque o Sagrada Esperança depois desta partida, terá apenas seis pts por disputar.
Se os “Petrolíferos”, com 12 pontos por disputar, perderem com os “Lundas”, protelam para o dia 23 do mês em curso a conquista antecipada do Girabola, se vencerem ao Recreativo do Libolo e se o Recreativo da Caála derrotar o Sagrada Esperança na mesma data.
Antes de se deslocar ao terreno do Libolo, o Petro recebe na sexta-feira, o Sporting de Benguela para o jogo de acerto da 28ª jornada e mesmo que vença a partida não poderá festejar antecipadamente o título, porque se perder amanhã com o Sagrada, o triunfo sobre os “Leões” o deixará a seis pontos de vantagem.
Matematicamente, a conquista do título está mais favorável ao Petro de Luanda, que pode chegar aos 77 pontos se vencer os quatro jogos por disputar, ao contrário do Sagrada Esperança, que se conseguir ganhar as últimas três partidas, o máximo que poderá alcançar serão 68 pts.
Os “Lundas” só podem revalidar o título, se vencerem os últimos três jogos e se o Petro perder no confronto directo e nas últimas duas jornadas.
Nas últimas duas rondas (29ª e 30ª), o Petro de Luanda defronta o Recreativo do Libolo e o Interclube, ao passo que o Sagrada enfrenta o Recreativo da Caála e o 1º de Agosto.
De resultado imprevisível, será um embate que se adivinha ‘escaldante’, onde o Petro quererá se “vingar” do resultado da última partida da temporada passada, em que perdeu por 0-1, triunfo que garantiu a conquista do troféu do “Girabola2020-21”.
O desafio vai opor as duas defesas menos batidas no campeonato, com 15 golos sofridos e o melhor ataque do campeonato, Petro de Luanda, com 64 tentos marcados.
O histórico de confrontos directos entre os dois conjuntos é favorável ao Petro de Luanda, que venceu 23 vezes o Sagrada Esperança e sofreu 12 derrotas, em 47 jogos, onde marcou 61 golos e consentiu 33.
Angop

