A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou esta sexta-feira, 6 de maio, que o governo angolano prevê contratar 24 mil profissionais de saúde nos próximos três anos e 8 mil ainda este ano.


Falando à imprensa durante uma visita de constatação que Presidente da República, João Lourenço, efectuou às obras do futuro Hospital Geral de Viana, a ministra disse também que o concurso público para a contratação dos 8 mil novos profissionais de saúde será lançado ainda este mês.
A ministra salientou que os profissionais a serem contratados serão direcionados para unidades sanitárias que estão a ser construídas no âmbito do PIIM e para estes dois novos hospitais.
Falando sobre os hospitais em construção, a ministra disse que Cacuaco e Viana são os municípios mais populosos de Luanda e que não têm hospitais de referência com o nível que se pretende. Com a construção destes dois hospitais gerais pretende-se diminuir a pressão nas unidades existentes nos dois municípios, prestar serviços mais humanizados e, sobretudo, melhorar os cuidados primários de saúde.
O Hospital Geral de Viana terá uma capacidade de 300 camas, está avaliada em 125 milhões e 500 mil euros, está a ser construído numa área de 25 mil metros quadrados, vai contar com cinco salas de operação, oito enfermarias de internamento, centro de diagnóstico centralizado e vai albergar mil e 200 funcionários de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de saúde e de laboratório.
Com a mesma dimensão do Hospital Geral de Luanda, a infraestrutura hospitalar está localizada no distrito do Zango, município de Viana. Já foram executados 55 por cento da obra e a sua conclusão está prevista para Dezembro de 2023.

