O Bureau Político do Comité Central do MPLA considerou a morte do ex-ministro do Planeamento, Emmanuel Carneiro, ocorrida terça-feira, em Lisboa (Portugal), “perda de uma eminente figura”.
Em mensagem de condolências, o MPLA lamenta a morte do antigo governante angolano, “inclina-se perante à memória do malogrado e endereçando à família enlutada as mais sentidas condolências”.
Membro do Governo de Angola de 1991 a 1999, Emmanuel Carneiro desempenhou, sucessivamente, as funções de vice-ministro do Plano, ministro do Plano, ministro do Comércio, ministro das Finanças e ministro do Planeamento.
Terminada a missão no Governo, refere o documento, dedicou-se, de 2003 a 2007, à docência nas Universidades Católica de Angola e Lusíada (Luanda).
Em 2015 desempenhou as funções de director-geral do Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais, em Luanda.
Licenciado em Economia pela Universidade Agostinho Neto, Emmanuel Carneiro graduou-se, a nível do mestrado, na especialidade de Estudos Africanos, no Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Lisboa, Portugal.
O percurso de vida de Emmanuel Carneiro ficou igualmente marcado pela publicação das obras “A Rendição Rendeira na África Sub-sahariana – uma abordagem através da economia política”, e “ África Sub-sahariana, Meio Século Depois”.
Angop