O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) informa estarem abertas candidaturas para 50 bolsas de estudo integrais disponibilizadas pelo Governo da Hungria, para o ano académico 2022/2023.
Segundo nota da instituição, as bolsas inserem-se no âmbito do Programa de Bolsas de Estudo Stipendium Hungaricum e do Protocolo de Cooperação entre Angola e Hungria, para a formação a nível de licenciatura, mestrado e doutoramento.
Para o efeito, os cidadãos angolanos interessados e que cumpram com os requisitos devem candidatar-se a bolsa, cujas inscrições iniciaram dia 15 deste mês, até ao dia 15 de Janeiro de 2022, através do portal: “https://stipendiumhungaricum.hu/apply.
A nota realça que não poderão apresentar candidaturas, os estudantes que concluíram a formação precedente como bolseiro do Governo angolano, excepto se desde a conclusão do ciclo da formação precedente, tenham passados três anos, ou se terá terminado com excelente aproveitamento académico ao longo da formação, com médias iguais ou superiores a 18 valores.
O preenchimento das quotas disponíveis no referido programa, serão em função de cursos prioritários e deficitários em Angola, ou seja a nível da Licenciatura 15 vagas, sendo 10 vagas para medicina e cinco para cursos técnicos.
A nível de Mestrado e Doutoramento existem 35 vagas, das quais 15 vagas para Matemática, Física e Química, e 20 para cursos técnicos e outros.
Os candidatos aos cursos de Mestrado e Doutoramento deverão seleccionar a Universidade de Eötvös Loránd como primeira opção no acto de candidatura.
A concessão pelo Instituto Nacional de Gesto de Bolsas de Estudo, de novas bolsas de estudo externas fora dos programas especiais do Governo, quer a nível da Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, encontram-se suspensas.
As únicas oportunidades são as que existem por editais que requerem candidaturas, obedecendo aos seus requisitos
Angop