O governo canadiano se comprometeu na cúpula do G20 neste sábado (30) a fornecer milhões de doses adicionais de vacinas aos países pobres para combater a pandemia de covid-19.

“O Canadá doará o equivalente a pelo menos 200 milhões de doses para o mecanismo Covax até o final de 2022”, disse o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, citado pela agência France Press (AFP).
Dessa quantidade 10 milhões de doses da Moderna serão oferecidas “o mais rápido possível” aos países em desenvolvimento, um compromisso “imediato” que o governo do Canadá afirma estar assumindo.
Coordenado pela Aliança Globla de Vacinas e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sistema Covax visa garantir que 92 estados e territórios desfavorecidos recebam vacinas gratuitas financiadas pelas nações mais prósperas.
O Canadá também prometeu “15 milhões de dólares para ajudar a aumentar a produção de vacinas na África do Sul”, afirmou a vice-primeira-ministra e ministra das Finanças canadiana, Chrystia Freeland, numa conferência de imprensa em Roma.
De acordo com o governo canadiano, o programa Covax recebeu até sábado menos de três milhões das 40 milhões de doses já prometidas pelo Canadá, e entregas adicionais são esperadas “nos próximos dias”.