Quarta-feira, 24 de Dezembro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Suspeito de homicídio linchado pela população no Lobito

Um jovem não identificado foi linchado nesta quinta-feira (30) à noite por uma multidão no bairro São João, arredores da cidade do Lobito, província de Benguela, alegadamente após ter assassinado um cidadão à facada.

A ANGOP apurou que o crime ocorreu numa área onde a população clama por uma maior presença policial, depois que o cidadão morto à facada se recusou a pagar uma bebida (cerveja) ao suposto homicida numa cantina.

O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional em Benguela, inspector-chefe Ernesto Tchiwale, informou que o jovem – agredido até à morte e queimado na noite de quinta-feira, já estava a ser procurado pela corporação durante o dia, para ser detido por suposta autoria do crime de homicídio com arma branca.

Acrescentou que o cidadão esfaqueado tinha sido transportado para o Hospital Geral do Lobito, mas não resistiu aos ferimentos no peito e acabou por falecer, o que provocou uma onda de revolta por parte de familiares e vizinhos.

Na sequência, disse, a população invadiu a casa do suspeito, tendo inclusive agredido a mãe e destruído alguns pertences.  

Face à altercação, explicou, a Polícia Nacional deslocou-se ao bairro São João e, com a ajuda da população, identificou três suspeitos, sendo que o presumível autor do homicídio estava em fuga, condicionando assim a sua detenção.

“Quando o suposto homicida regressou ao bairro, à noite, tomamos conhecimento de que o mesmo estava a ser linchado. Fomos ao local, mas infelizmente o acto estava consumado”, referiu, lamentando o ocorrido, apesar dos insistentes apelos para que a população evite fazer justiça por mãos próprias.

Aproveitou ainda a oportunidade para lembrar à população de que o crime é intransmissível, pelo que são reprováveis os actos de revolta e agressão contra familiares de elementos suspeitos de práticas criminosas.

Os casos de linchamento de indivíduos com antecedentes criminais aumentam nos últimos tempos, principalmente nos bairros do município do Lobito e da Catumbela.

Angop

×
×

Cart