O presidente do Conselho de Administração do Grupo Summa, Rya Bayegan, de origem turca, disse esta terça-feira que o seu país vai investir na construção de uma fábrica de fertilizantes em Angola.
O empresário, que se encontra em Angola desde hoje, numa comitiva de investidores turcos, disse que, com a construção de uma indústria de fertilizantes, Angola vai aumentar a sua produção de fertilizantes e consequentemente maximizar a sua produção alimentar.
Ryan Bayegan referiu que 50% do fertilizante utilizado na agricultura para produção de alimentos são importados e que uma fábrica de fertilizantes ajudaria muito o sector.
Frisou ainda que pretendem investir também na construção de um hotel que tenha, entre outras valências, a capacidade para albergar uma sala de conferência, para facilitar novos investimentos estrangeiros para Angola.
Falando no final de um encontro com o presidente do Conselho da Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), António Henriques, o empresário turco disse que Angola tem um grande potencial para investimento.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da AIPEX mostrou-se satisfeito e disse ser preponderante o primeiro passo dado pelos turcos, porque demonstra-se claramente que o país ainda tem muito para dar.
“Pensamos ser o primeiro passo para grandes oportunidades de negócios para o país”, sublinhou o responsável.
António Henriques disse que os projectos apresentados pelos turcos estão alinhados com os definidos pelo Governo de Angola. A título de exemplo, citou o terminal transeoceânico na barra do Dande e as plataformas logísticas.
A chegada dos empresários turcos é resultado da recente visita do presidente da República, João Lourenço, ao estado euro-asiático (de 27 a 29 de Julho), a primeira desde que assumiu as actuais funções, em Setembro de 2017, visando o reforço da cooperação económica e empresarial.
Em Angola, a Turquia tem investimentos nas províncias de Luanda e Uíge, nas áreas da indústria, comércio, educação e construção civil, sendo que actualmente as trocas comerciais entre os dois países cifram-se em 134 milhões de dólares, com perspectivas de se atingir os mil milhões, nos próximos anos.
Em 2020, a Turquia investiu em Angola cerca de 22,55 milhões de dólares em vários sectores, estando o país africano interessado na experiência e potencial dos turcos na indústria têxtil, agro-alimentar e automóvel, bem como na produção de electrodomésticos e montagem de tractores e motorizadas.
Angop