Pelo menos 57 migrantes que tentavam chegar à Europa morreram afogados nesta segunda-feira (26) no naufrágio da embarcação em que viajavam na costa da Líbia, informou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
“Pelo menos 57 migrantes se afogaram hoje num naufrágio na costa de Khoms”, disse a OIM. A cidade de Khoms fica a 120 km da capital, Trípoli, na costa ocidental da Líbia.
“Os sobreviventes que falaram com nosso pessoal contaram que 20 mulheres e duas crianças estavam entre os que perderam a vida”, acrescentou a OIM no Twitter, destacando “outra tragédia” nesta “rota perigosa”.
A OIM não especificou as nacionalidades dos migrantes, mas as imagens publicadas pela organização mostram trabalhadores humanitários a distribuir água e pacotes de alimentos a sobreviventes, visivelmente esgotados, que parecem procedentes de países da África subsaariana.
A Líbia é um dos principais pontos de passagem para dezenas de milhares de migrantes que tentam chegar à Europa todos os anos através da costa italiana, a 300 km da costa líbia.
O número de migrantes mortos no mar tentando chegar à Europa mais que dobrou este ano, informou a OIM em meados de julho. Entre janeiro e julho, cerca de 900 pessoas morreram nas águas do Mediterrâneo.
AFP