O perímetro irrigado do Moxico será reabilitado brevemente, para o fomento da produção agrícola, informou, neste sábado, o governador local, Gonçalves Muandumba.
A iniciativa foi anunciada, em declarações à imprensa, durante uma visita à vala de irrigação do referido perímetro, com um percurso de 23 quilómetros, dos quais 17 em condições de receber o curso de água.
O perímetro possui mil e 700 hectares de terra, sendo 478.2 preparados para a produção de horticulturas e frutícolas, integrando um canal de irrigação.
O governante considerou que o Moxico tem terra fértil, água abundante e recursos humanos capazes de alavancar a produção.
Nesta base, acrescentou, o governo pretende utilizar três kits de mecanização agrícola compostos por dez tractores para desmatação, de modo a incentivar a agricultura empresarial e familiar.
Apelou aos empresários e pessoas interessadas a candidatarem-se a aquisição de parcelas de terreno no perímetro.
Referiu que, numa altura em que o Executivo está apostado em apoiar os camponeses organizados em associações e cooperativas agrícolas, os interessados devem aproveitar a oportunidade para oferecerem empregos aos jovens da região e produzirem alimentos.
Prometeu, por outro lado, estudar formas junto das autoridades policiais e os beneficiários do projecto para a mobilização das pessoas que habitam nos bairros que circundam o perímetro, de modo a evitar actos de vandalização.
Após a sua reabilitação, o perímetro, que já existe desde o tempo colonial, possuía, entre 2006 e 2011, 50 empresas e associações agrícolas.