Um grupo de jovens invadiu esta segunda-feira (1), o posto policial do bairro Gika, em Cafunfo, Lunda Norte, em protesto contra o assassinato da adolescente de 14 anos, Santa Manuel, morta a tiro por um efectivo das Forças Armadas Angolana (FAA), revela o Maka Angola.
O acto de protesto espontâneo aconteceu durante o funeral de Santa Manuel, quando um grupo de jovens decidiu sequestrar o caixão e correr em direcção a esquadra da polícia do Bairro Gika. Postos lá, a multidão, incluindo crianças, começaram a arremessar pedras contra o posto policial, surpreendendo os agentes e os soldados ali destacados, escreve o Maka Angola.
Santa Manuel, foi alvejada no antebraço esquerdo, depois das 22h00 de sexta-feira (29), no bairro Gika, em Cafunfo, quando caminhava com um grupo de amigas vindas de uma cantina onde tinham comprado bolachas.
Santa Manuel morreu às primeiras horas da manhã de sábado (30) no Hospital Regional de Cafunfo. A sua morte gerou uma onda de indignação pública.
No domingo (31), uma multidão se aglomerou junto ao hospital, em repúdio à morte de Santa Manuel, tendo igualmente arremessado pedras contra o hospital.
O autor do disparo, o cabo Joaquim Luís, da 52.ª Brigada das Forças Armadas Angolanas, estacionada em Cafunfo, já se encontra detido.