O Presidente da República, João Lourenço, defendeu nesta sexta-feira, em Luanda, a necessidade dos angolanos celebrarem a paz e a reconciliação com o espírito de Páscoa.
João Lourenço falava durante o almoço de confraternização com figuras históricas da Luta de Libertação Nacional, no quadro das comemorações do Dia da Paz e da Reconciliação, que o país celebra a 4 de Abril, domingo.
Este ano “o 4 de Abril, dia da celebração da paz e reconciliação entre os angolanos, coincide com a semana da Páscoa, o que significa que devemos encarar a paz e a reconciliação com o espírito da Páscoa, que é o espírito de Aleluia e da Ressurreição”, sublinhou o Chefe de Estado.
Para João Lourenço, foi a 4 de Abril de 2002 que o país ressuscitou das cinzas para a vida, sendo, por isso, obrigação de cada angolano proteger essa “vida”.
A celebração do 4 de Abril, em Angola, é resultante da assinatura, em 2002, do Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka.
O documento, rubricado entre o Governo angolano e a UNITA, abriu portas para o calar das armas, a realização de eleições regulares e a aprovação da Constituição de 2010.

