Quatros cidadãos, dois dos quais estrangeiros, foram detidos pela Policia Nacional no interior de um escritório, no bairro do Tchioco, na cidade do Lubango, por suposto envolvimento em crimes de tráfico de mercúrio, ouro e posse ilegal de arma de fogo.
Trata-se de um cidadão da Cotê d’Ivoire, um do Sudão e dois angolanos, detidos, no fim-de-semana, após uma denúncia.
Em sua posse, para além de uma arma de fogo do tipo pistola, a Polícia apreendeu nove balanças de medição do ouro e 500 mililitros de mercúrio branco, informou hoje, segunda-feira, à imprensa, o director de comunicação institucional e imprensa do comando provincial, Inspector José Chimuco.
Acrescentou que a polícia apreendeu igualmente dois fornos portáteis de fundição de ouro, duas barras de ouro, 521gramas de ouro em pó, quatro formas, nove telemóveis, 67 pedras de croma lima, seis catalisadores de escape, um passaporte de nacionalidade Zambiana, dois TPA´s, , um milhão e 113 mil Kwanzas e um veículo de marca Mitsubishi, modelo Pajero.
Fez saber que após interrogatório, os suspeitos confirmaram que as máquinas foram adquiridas no Dubai e África do Sul ao preço de mil dólares norte-americanos.
O grupo adquiria dos garimpeiros um litro de mercúrio a dois milhões de kwanzas e para cada grama de ouro desembolsavam até 16 mil Kwanzas.
O oficial precisou que os minérios são provenientes dos municípios da Jamba, Chipindo (Huíla) e tinham como mercado de destino a capital, Luanda.
Entretanto, José Chimuco destacou que fruto do trabalho de inteligência policial foi possível apurar que o cidadão ivoriense é proprietário de uma empresa de compra e venda de sucatas que opera no mercado local desde 2020.
Ainda durante o fim-de-semana, a Polícia Nacional deteve oito cidadãos suspeitos da prática dos crimes de roubo, furto de computadores, impressoras, motorizadas, louça sanitária, material de escritório, aparelhagem de som e cabos eléctricos.