Quarta-feira, 15 de Outubro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Ministro da Defesa lamenta morte “Ludy Kissassunda”

O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, destacou, nesta quinta-feira, o patriotismo do nacionalista angolano Rodrigues João Lopes “Ludy Kissassunda”, falecido em Setúbal, Portugal, vítima de doença.

Em nota de condolências a que a ANGOP teve acesso, nesta quinta-feira, o governante considera que o então General do Exército na reserva desempenhou as suas actividades com sentido de responsabilidade e espírito de missão.

Conforme o ministro, foram estas qualidades que lhe permitiram o exercício de vários cargos nas Forças Armadas e no aparelho governativo, com destaque para os de governador das províncias de Malange e do Zaire.

Falecido aos 89 anos de idade, o histórico militante e dirigente do MPLA ingressou nas fileiras do partido em 1964, tendo sido membro fundador das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA).

Participou activamente na Iª e IIª guerras de libertação nacional, integrando, dentre outros, o mítico “Esquadrão Kamy”, para além de ter sido instrutor político e membro da Comissão Política de Reajustamento da Frente Sul.

Ludy kissassunda foi membro do Comité Central e do Bureau Político do MPLA, eleito na Conferência Inter-Regional de Lundoje, em Setembro de 1974, órgão em que exerceu mandato até o I Congresso do partido, em Dezembro de 1977.

Natural de Kinzau, N’zento, província do Zaire, desempenhou várias funções de direcção e chefia no aparelho central do Estado, com realce para os cargos de Director de Informação e Segurança de Angola (1975-1979) e de Governador das províncias de Malanje e do Zaire.

×
×

Cart