Sábado, 12 de Julho, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Angola prepara cadeia de frio para receber as primeiras vacinas em fevereiro – Ministra

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse nesta sexta-feira (01), sem avançar datas específicas, que o país vai receber as primeiras vacinas em fevereiro e que neste momento o governo está empenhado na criação das condições para o bom funcionamento da cadeia de frio onde serão condicionadas as vacinas.

“Angola está programada para a receção das vacinas em fevereiro, ainda não temos a data, e também estamos a preparar a nossa cadeia de frio para o tipo de vacina que estiver disponível”, disse a ministra.

Sílvia Lutucuta fez estes pronunciamentos no fim de uma visita de constatação que efetuou, esta sexta-feira (01), aos 6 hospitais da cidade capital.

A ministra avançou que o governo está a criar condições para acomodar qualquer das vacinas que for disponibilizada, seja a da Pfizer que requer temperaturas muito baixas, ou da Moderna que requer temperaturas entre 8ºc a 20ºc.

“Queremos aqui dizer que uma delas é a vacina da Pfizer, requer temperaturas muito baixas -70ºc/-80ºc. Nós estamos já adquirir a cadeia de frio para estas vacinas, mas se for a outra a da Moderna que tem o mesmo mecanismo de ação, já requer temperaturas entre 8ºc a 20ºc, as nossas câmaras do PAV (Programa Alargado de Vacinação) já suportam estas temperaturas”.

Questionada sobre a efetividade das vacinas diante desta nova variante da Sars-Cov-2, a ministra respondeu que a vacina é igualmente efetiva contra a nova variante do novo coronavírus.

“O mundo cientifico diz que o mecanismo de ação da vacina ainda é efetivo contra a nova variante, portanto, a nova variante não deixa a vacina numa posição que deixa de ter utilidade”, disse a ministra.

×
×

Cart