Terça-feira, 21 de Outubro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

PGR altera medida de prisão preventiva de responsável da saúde na Huíla

A Procuradoria-Geral da República (PGR), na província da Huíla, alterou, na segunda-feira, a medida de prisão preventiva para termo de identidade e residência ao chefe do departamento local de Saúde Pública e Controlo de Endemias, Hélio Chiangalala, detido sábado, por venda de testes rápidos negativos da Covid-19.

O arguido e mais dois responsáveis da direcção da Saúde, no município do Lubango, acusados dos crimes de associação criminosa, falsificação de documentos e corrupção passiva, saíram assim da prisão.

Conforme o procurador da República, junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Huíla, Dorivaldo Domingos, que falava na terça-feira, à imprensa, além da medida do Termo de Identidade e Residência, os arguidos estão proibidos de sair do município e obrigados a se apresentarem periodicamente ao Ministério Público.

O magistrado fez ainda saber que os arguidos, após audição, pagaram uma fiança e, posteriormente, colocados em liberdade.

“Neste momento, o processo segue os trâmites legais, sendo que os arguidos deverão responder em liberdade, enquanto decorre a fase de instrução preparatória”, acrescentou Dorivaldo Domingos.

Por sua vez, o porta-voz do departamento local de Saúde Pública e Controlo de Endemias, Jeremias Kayeye, admitiu que os testes são provenientes da instituição, fornecido aos técnicos para fazerem a testagem dos passageiros, após o embarque no Aeroporto Internacional da Mukanka.

Esclareceu que os testes feitos não são falsos, mas o “erro” dos técnicos foi passar os comprovativos nas pessoas como se tivessem realizado a testagem, um procedimento errado e considerado ilegal.

Fez saber que no Lubango realiza-se os testes no Aeroporto Internacional da Mukanka, pós embarque, e no Centro de Tratamento da Cólera, junto do Hospital Sanatório, a pessoas interessadas que tenham viagens marcadas, com o cadastramento inicial no Gabinete da Saúde.

A província da Huíla tem até o momento 356 casos confirmados de Covid-19, dos quais 112 activos, nove óbitos e 235 recuperados.

×
×

Cart