Quarta-feira, 5 de Fevereiro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Ministra de Saúde destaca contributo de cientista angolano na luta contra covid-19

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, reconheceu, em Luanda, o papel do jovem angolano Valdemar Chipenhe na luta contra Covid-19 em Angola.

Segundo a governante, que falava no acto de despedida de Valdemar Chipenhe, angolano que trabalha como cientista aplicado na multinacional BGI, na República da China, destacou o empenho do jovem de 23 anos de idade na montagem dos laboratórios de análise molecular e na formação técnica dos quadros angolanos.

O jovem liderou a equipa de montagem dos laboratórios e formação dos quadros que estão a trabalhar neste momento nos vários laboratórios existentes no país.

Em quatro meses de trabalho no país, teve a árdua tarefa de dar noções básicas de biologia molecular e transmitir competências e autonomia aos técnicos nacionais.

A ministra augura uma carreira brilhante para o jovem e que continue disponível para contribuir no desenvolvimento de Angola.

O especialista revelou estar satisfeito e regressa à China com sentimento de dever cumprido, por ajudar o país neste combate à Covid-19.

Durante a sua estada de quatro meses no país, Valdemar Tchipenhe formou mais de 15 técnicos angolanos que hoje implementam todo o conhecimento nos laboratórios de biologia molecular e sorologia em Luanda, Huambo, Lunda Norte e Uíje.

Valdemar Tchipenhe licenciou-se em Biotecnologia na China e foi contratado pela empresa chinesa BGI, para fazer parte da equipa de especialistas que luta contra a Covid-19.

×
×

Cart