O deputado independente do Grupo Parlamentar da UNITA, David Mendes, denunciou a publicação de um vídeo pela UNITA-Bruxelas que contém ameaças de morte dirigidas a sua pessoa, pedindo um pronunciamento da Direção da UNITA.
Num poste divulgado na sua página na rede social Facebook, David Mendes escreveu o seguinte:
“Aguardo com serenidade o pronunciamento da Direcção da UNITA ao vídeo produzido pela UNITA-BRUXELAS, com ameaças de morte contra a minha pessoa”.
Estas ameaças surgem dias depois de o deputado e também jurista ter participado no programa Revista Zimbo, que teve lugar no domingo (25), um dia após a realização de uma manifestação da sociedade civil, com participação da UNITA, que foi fortemente reprimida pelas forças da Polícia Nacional, em que foram detidos 103 manifestantes incluindo alguns deputados e membros da direção da UNITA.
Durante o programa de análise, David Mendes classificou a participação da UNITA na manifestação como tendo sido um “erro estratégico”.
Jovens indignados com o comentário de David Mendes, ameaçaram queimar-lhe.
“David Mendes traiu a Pátria! David Mendes, vamos encontrar-te e queimar-te porque já não nos representas!”, gritavam jovens num vídeo divulgado pela UNITA-Bruxelas.
David Mendes disse ao Jornal de Angola que só fará um pronunciamento sobre o sucedido depois da direção da UNITA pronunciar-se.
Questionado pelo diário se ainda estaria disponível para continuar a fazer parte do Grupo Parlamentar da UNITA se convidado na próxima legislatura, o jurista respondeu que tudo depende do pronunciamento da direção da UNITA sobre o referido vídeo.