Os casos positivos da Covid-19 em Cabinda, que há sete dias registava cem infectados, aumentaram, nas últimas 24 horas, para 104, todos assintomáticos e sem qualquer infectado em estado crítico ou grave, informaram as autoridades.
Deste número de confirmados, 75 são do sexo masculino e 28 do femininos, com idades entre 1 a 75 anos, informou o responsável pela equipa de resposta rápida da Comissão Provincial de Resposta à Covid-19 em Cabinda, José Paulo Macuaca.
“Não temos nenhum caso grave nem crítico. Todos são assintomáticos ate ao momento, disse o reponsável no habitual encontro às quarta-feiras, com a imprensa local para a actualização dos dados, numa altura em que Angola contabiliza 5.863 casos positivos, com 206 óbitos, 2.615 recuperados e 3.042 activos.
Explicou que 12 destes casos são importados, sendo 4 da República Democrática do Congo, três (3) da República do Congo e cinco (5) da província de Luanda.
Trinta e cinco (35) cordões estão impostos em alguns bairros da periferia da cidade de Cabinda face ao actual aumento de casos da Covid-19 no município sede com 275 populares em estado de isolamento.
Os bairros 1º de Maio, com 16 casos registados, seguido do Cabassango (com 11) e Povo Grande (7) constituem as áreas de maiores riscos.
Para José Paulo Macuaca, equipas de resposta rápida continuam a sensibilizar as populações na periferia para o uso rigoroso e correcto das máscaras; evitarem em aglomerados; cumprir com a lavagem das mãos com água e sabão ou desinfectar com álcool gel e manter o distanciamento social.

