O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu hoje, em audiência, o presidente da Comissão Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Gilberto Veríssimo da Piedade, com quem abordou o estado da integração no continente.
No final do encontro, o ministro Téte António disse que a integração é um tema profundo, que não depende somente da diplomacia, mas sim dos povos.
Segundo o governante, cada Estado tem a responsabilidade de fazer cumprir com a implementação do tratado.
Por seu turno, o presidente da CEEAC, Gilberto Veríssimo da Piedade, disse existirem algumas ideias de como se deve implementar a integração, mas que precisam ser validadas, por isso, contam com Angola para ajudar a consolidar essas pretensões.
Nesta sua primeira visita a Angola, após tomada de posse em Agosto último, Gilberto Veríssimo da Piedade será recebido ainda pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que falarão da Covid-19.
O responsável espera receber experiência de Angola, que possa servir para outros Estados da região, no combate a esta pandemia, assim como a comunidade deve ajudar o país nesta luta.
Outro encontro será com o ministro da Defesa, João Ernesto dos Santos, para abordar os problemas reinantes na República Centro Africano, Camarões e no Tchad.
O programa de visita do líder da CEEAC prevê igualmente encontros separados com os ministros das Finanças, Vera Daves, da Economia e Planeamento, Sérgio Santos, do Comércio e Indústria, Victor Fernandes, bem como da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto.
O presidente da Comissão da CEEAC deverá, igualmente, ser recebido, em audiência, pelo Presidente da República, João Lourenço.
Criada em 1983, em Libreville, Gabão, A CEEAC é composta por Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Rwanda, São Tomé e Príncipe, Chade e Gabão, este último que acolhe a sede da organização.

