Trinta e dois mil e 500 cidadãos beneficiaram de registo civil e Bilhete de Identidade (BI) gratuitamente, em dois meses, no quadro do Programa de Massificação em nove municípios da província do Bié, que teve início em Junho.
A meta é atingir, até Dezembro deste ano, 100 mil cidadãos no interior dos municípios do Cuemba, Cuito, Catabola, Chitembo, Camacupa, Cunhinga, Chinguar, Nhârea e Andulo, numa campanha que se estende até 2022.
Em declarações à ANGOP, nessa segunda-feira, a propósito desse processo, o delegado da Justiça e Direitos Humanos do Bié, Mateus Balanga, realçou existir, pelo menos, uma brigada em cada um destes municípios que trabalha neste programa em parceria com às autoridades tradicionais e igrejas nas acções de sensibilização.
Mateus Balanga considera positiva a implementação do programa na província do Bié, apelando às famílias a fim de tratarem com urgência esses documentos, uma vez que deixam de pagar emolumentos.
Sublinhou que durante o primeiro semestre foram emitidos mais de 11 mil Bilhetes de Identidade, sem, no entanto, adiantar números comparativos em relação ao período anterior.
A província do Bié conta com perto de dois milhões de habitantes distribuídos em nove municípios.