O secretário de Estado para Saúde Pública, Franco Mufinda, informou que doravante, todos os pacientes internados nas unidades hospitalares nacionais serão testados contra a covid-19, independentemente do seu diagnóstico.
Segundo o responsável que falava, nesta quinta-feira, na habitual conferência de imprensa que serve para atualizar os dados sobre a covid-19 no país, esta medida visa cortar a propagação do vírus dentro das unidades hospitalares.
“Então todo o doente que passa pelo hospital é sujeito a testagem” e os testes serão feitos a base da biologia molecular.
Franco Mufinda informou igualmente que o número de pacientes assintomáticos da Covid-19 baixou de mais de 80 para 57 por cento, com os doentes a expressarem sinais e sintomas como febre, tosse, dores de cabeça e irritação na garganta.
“Há uma ligeira alteração dos sinais e sintomas dos nossos pacientes que estão em seguimento ou que passam pelos centros de tratamento”.
Portanto, 57 por cento das pessoas que estão a ser seguidas não expressam nenhum sinal e sintoma, enquanto seis por cento dos internados expressam febres, a mesma percentagem para a presença de tosse, dificuldade respiratória e dor de cabeça. Cinco por cento expressam a perca de cheiro, três por cento a irritação na garganta, dor do peito, e um por cento para casos de cansaço, dores articulares e perda do paladar e calafrios.
O país contabiliza 3. 789 casos positivos, 144 óbitos, 1.405 recuperados e 2.240 activos.