Seiscentos e 50 novos casos positivos de VIH/Sida foram diagnosticados no primeiro semestre deste ano nos Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV), da província do Cunene, mais 33 casos em relação a igual período de 2019.
A informação foi avançada hoje, terça-feira, em Ondjiva, pelo supervisor do programa de vigilância epidemiológica do VIH no Cunene, Octávio Chihepo, realçando que os casos positivos resultaram dos 22 mil e 494 testes realizados, contra 17 mil e 97 do ano anterior.
Disse que, dos testes realizados, 10 mil e 191 são mulheres, das quais 157 apresentaram diagnóstico positivo, sendo que 134 gestantes foram inseridas no programa de prevenção de transmissão de mãe para filho, para acompanhamento médico.
Octávio Chihepo afirmou que o sector e parceiros na luta contra a Sida continuam a reforçar a sensibilização da população, com a distribuição de panfletos com conteúdos informativos sobre a testagem e tratamento da doença.
A província do Cunene controla, desde 2004, mais de 76 mil pacientes que vivem com o VIH/Sida, assistidos em 29 unidades sanitárias com serviço de tratamento antirretrovial.
