O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve um cidadão por posse e tráfico ilegal de diamantes, numa operação que resultou na apreensão de cerca de 14 mil supostas pedras de diamantes, no município do Caculama, província de Malanje.

Segundo informações do SIC, o detido, que exercia actividade comercial, mantinha as pedras em sua posse de forma ilegal no interior de uma residência. Durante a entrevista preliminar, o suspeito terá admitido que vinha adquirindo os diamantes há algum tempo. As autoridades sublinham que este tipo de prática lesa gravemente os interesses do Estado, motivo pelo qual foi determinada a privação da liberdade do indivíduo.
No decurso da operação, foram igualmente apreendidos vários meios utilizados na actividade ilícita, nomeadamente uma balança de pesagem de diamantes, uma máquina de triagem do mineral, calculadoras e valores monetários, indícios que reforçam a suspeita de tráfico ilegal.
De acordo com o SIC, o produto apreendido será entregue ao Banco Nacional de Angola (BNA), na qualidade de fiel depositário, enquanto o suspeito será encaminhado ao juiz de garantias para os trâmites legais subsequentes.
As autoridades reiteram o seu compromisso no combate à exploração, posse e comercialização ilegal de recursos minerais, apelando à colaboração da população na denúncia de práticas que atentem contra a economia nacional.
