Mais de mil e 600 cidadãos suspeitos da prática de diversos crimes foram detidos em todo o país durante a quadra festiva, no âmbito da Operação Sentinela, revelou esta terça-feira, em Luanda, o comandante-geral da Polícia Nacional (PN), comissário-geral Francisco Ribas da Silva.

Ao apresentar o balanço definitivo da operação, lançada a 20 de Dezembro último, o responsável informou que foram realizadas mais de três mil acções de prevenção, envolvendo cerca de 124 mil efectivos de diferentes órgãos do Ministério do Interior, mobilizados para garantir a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas durante as celebrações do Natal e do Ano Novo.
Francisco Ribas da Silva destacou, contudo, um aumento preocupante de 66 por cento nos casos de abuso sexual, em comparação com o período homólogo do ano anterior, sublinhando que a maioria das ocorrências teve lugar no seio familiar. Sem avançar números concretos, frisou que grande parte das vítimas são menores de idade.
O comandante-geral da PN referiu igualmente um aumento nos casos de atropelamento, que representaram cerca de 25 por cento dos acidentes rodoviários registados, muitos dos quais associados ao excesso de velocidade.
Apesar destes dados negativos, a Polícia Nacional registou uma redução significativa de determinados crimes, com destaque para a diminuição de mais de 100 por cento dos homicídios voluntários e uma queda de quatro por cento nos roubos, comparativamente ao ano de 2024.
No domínio da sinistralidade rodoviária, o responsável informou que também se verificou uma redução dos acidentes, resultado das acções de fiscalização e sensibilização levadas a cabo durante o período festivo.
Relativamente à actuação dos serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Francisco Ribas da Silva considerou os resultados “animadores”, salientando que foi possível reduzir o número de ocorrências graças ao trabalho de prevenção e sensibilização junto das comunidades.
A Operação Sentinela teve como principal objectivo assegurar um ambiente de paz e segurança em todo o território nacional durante uma das épocas de maior mobilidade e concentração populacional do ano.
Angop

