Segunda-feira, 26 de Janeiro, 2026

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Extremistas reivindicam dois ataques em Cabo Delgado com morte de “cristãos”

Elementos associados ao grupo extremista Estado Islâmico reivindicaram nas últimas horas a autoria de pelo menos dois ataques na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, que provocaram a morte de dois “cristãos”.

Extremistas reivindicam dois ataques em Cabo Delgado com morte de “cristãos”

A reivindicação, feita através dos canais de propaganda do grupo, refere que os ataques aconteceram segunda-feira, nos distritos de Muidumbe e de Mocímboa da Praia, e que em cada um deles foi “capturado”, pelo menos, um “cristão”, tendo ambos sido “mortos por degolação”.

A província de Cabo Delgado, também no norte de Moçambique, rica em gás, é alvo de ataques extremistas há oito anos, com o primeiro ataque registado em 05 de outubro de 2017, no distrito de Mocímboa da Praia.

A organização ACLED estimou no início deste mês que a província moçambicana de Cabo Delgado registou 14 eventos violentos entre 10 e 23 de novembro, envolvendo extremistas do Estado Islâmico e provocando 12 mortos, e alertou para o agravamento da situação em Nampula.

De acordo com o mais recente relatório da organização de Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos (ACLED, na sigla em inglês), dos 2.270 eventos violentos registados desde outubro de 2017, quando começou a insurgência armada em Cabo Delgado, um total de 2.107 envolveram elementos associados ao Estado Islâmico Moçambique (EIM).

Estes ataques provocaram em pouco mais de oito anos 6.341 mortos.

Lusa

Mais Lidos
  • No results available
×
×

Cart