Terça-feira, 23 de Dezembro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Rússia diz ter impedido sabotagem ao oleoduto que fornece Europa ocidental

As autoridades russas anunciaram hoje ter neutralizado uma tentativa de sabotagem com explosivos de um dos maiores oleodutos do Mundo, o Druzhba (Amizade), que também fornece o ocidente europeu, na região de Lipetsk (sudoeste).

Rússia diz ter impedido sabotagem ao oleoduto que fornece Europa ocidental

O Serviço Federal de Segurança (FSB) declarou em comunicado que os suspeitos, com idades entre 14 e 17 anos, “planeavam usar um dispositivo explosivo improvisado para sabotar um trecho do principal oleoduto Druzhba, em Lebedyanski, região de Lipetsk”.

No texto descreve-se que “os detidos procuravam ‘dinheiro fácil’ e contactaram um agente da inteligência ucraniana, via Telegram, em outubro de 2025”, tendo recebido ordens para “incendiar infraestruturas de energia e de transportes” da Rússia.

Segundo as autoridades da Federação Russa, os acusados “incorrem em penas de prisão de até 20 anos”.

“O objetivo principal dos recrutadores ucranianos é a população mais jovem, menores inclusivamente, que desconhecem a Lei e não têm consciência da gravidade dos crimes e de que estes acarretam penas duras, como a prisão perpétua”, destacou o FSB.

A rede global de tubagens do Druzhba tem mais de quatro mil quilómetros quilómetros e fornece diretamente Bielorrússia, Ucrânia, Polónia, Hungria, Eslováquia, República Checa e Eslovaquia, sendo vital para a produção e distribuição de energía em toda a Europa.

Lusa

Mais Lidos
  • No results available
×
×

Cart