Na noite de 27 de setembro de 2025, cinco jovens armados invadiram a Casa Paroquial de Santa Atanásio, no distrito urbano do Benfica, em Luanda, protagonizando um violento assalto que deixou os sacerdotes em estado de choque.
Os assaltantes, munidos de armas de fogo, escalaram o muro da residência, arrombaram a porta principal e entraram nos vários compartimentos, onde renderam, amarraram e ameaçaram de morte os padres que se encontravam no local. Sob ameaça, o grupo levou cinco telemóveis, dois computadores portáteis, uma consola de jogos PlayStation e 210 mil kwanzas.
Após a denúncia apresentada pelas vítimas, o Serviço de Investigação Criminal (SIC), através do seu departamento municipal em Belas, detetou e deteve os implicados, que já eram reincidentes em diversos crimes na mesma região, incluindo os bairros dos Ramiros e Autódromo.
Segundo fontes policiais, o grupo vinha realizando vários assaltos com o mesmo modo de operação, tendo também atacado uma comerciante de 25 anos, de quem roubaram valores e equipamentos eletrónicos.
Durante a operação de captura, as autoridades apreenderam duas pistolas, cinco telemóveis, dois computadores, uma PlayStation e 218 mil kwanzas. Dos cinco suspeitos detidos, dois foram libertados sob termo de identidade e residência, enquanto os restantes continuam sob investigação.
Os bens recuperados encontram-se sob custódia do Ministério Público e em processo de perícia para a formação completa do corpo de delito.
O caso gerou indignação e preocupação entre os fiéis da paróquia, que pedem reforço da segurança nas casas religiosas da capital, onde se tem registado um aumento de ocorrências criminais nos últimos meses.

