Quinta-feira, 25 de Setembro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Dois assaltantes usavam táxis por aplicativo para roubar passageiros em Luanda

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve dois indivíduos acusados de se fazerem passar por motoristas de táxis por aplicativo para assaltar passageiros em Luanda. O esquema, segundo as autoridades, já durava há mais de um ano.

Duas mulheres foram as mais recentes vítimas. Pensando ter solicitado um transporte para regressar a casa, foram surpreendidas durante o percurso quando o suposto motorista e um comparsa anunciaram o assalto.

“Ele disse que não se tratava de um táxi, mas de um assalto, e que colaborássemos. Levaram a minha aliança, o telefone e até dinheiro da conta bancária, depois de me agredirem com uma pistola”, contou uma das vítimas, ainda abalada.

De acordo com o porta-voz do SIC, os acusados abordavam as vítimas após estas entrarem no veículo, ameaçando-as com arma de fogo e obrigando-as a entregar telemóveis, cartões multicaixa, dinheiro e outros pertences. Depois, abandonavam-nas em zonas isoladas, como no desvio do Zango Zero.

O porta-voz revelou ainda que os suspeitos recorriam frequentemente a terminais de pagamento automático (TPA) para realizar transferências forçadas de valores das contas das vítimas. Já em Cacuaco, tentaram enganar um cidadão junto a um multicaixa, tentando trocar rapidamente o seu cartão, mas foram desmascarados e quase linchados pela população antes de conseguirem fugir.

“Os implicados são reincidentes nestas práticas e já atuavam há mais de um ano”, sublinhou o SIC, que aconselha os cidadãos a partilhar sempre a localização e o percurso da viagem com familiares ou amigos ao utilizar táxis por aplicativo.

Os detidos já foram apresentados ao Ministério Público.

×
×

Cart