Quinta-feira, 27 de Novembro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Conselho de Ministros aprova Conta Geral do Estado de 2024 para envio à Assembleia Nacional

O Presidente da República, João Lourenço, orientou nesta segunda-feira, no Palácio Presidencial, a primeira sessão extraordinária do Conselho de Ministros, dedicada à apreciação da Conta Geral do Estado referente ao exercício económico de 2024, documento que segue agora para a Assembleia Nacional.

A Conta Geral do Estado constitui o principal instrumento de prestação de contas do Executivo, apresentando a estratégia macroeconómica e fiscal implementada ao longo do período, bem como os resultados da arrecadação da receita e da execução da despesa em diferentes categorias. O relatório inclui ainda o impacto económico e social da execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2024.

De acordo com as estimativas, a economia nacional registou em 2024 um crescimento real de 4,4%, desempenho mais expressivo face ao ano anterior. O resultado foi impulsionado pelo setor não petrolífero, com um crescimento de 5,7%, e pela recuperação do setor petrolífero, que avançou 2,84%.

A taxa de inflação fechou o ano em 27,5%, enquanto a taxa de câmbio permaneceu estável em torno dos 800 kwanzas durante vários meses. Já a taxa de desemprego reduziu-se para 30,4%, reflexo da atividade económica, com a geração de cerca de um milhão de empregos.

O documento traz igualmente o registo das operações de emissão de dívida interna e externa, bem como o serviço e o estoque da dívida pública, no âmbito do Plano Anual de Endividamento. Estas operações foram executadas em conformidade com a Estratégia da Dívida para o Triénio 2022-2024, aprovada pelo Executivo.

×
×

Cart