Segunda-feira, 18 de Agosto, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

PR moçambicano pede prudência após 11 mortos hoje em acidente de viação

Pelo menos 11 pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas na sequência de um acidente de viação ocorrido hoje na província de Gaza, no sul de Moçambique, anunciou o Presidente moçambicano, pedindo prudência na condução.

“Recebemos uma notícia triste de um acidente de viação na província de Gaza, mais concretamente no distrito de Chongoene, onde uma má ultrapassagem de um transporte semicoletivo de passageiros ceifou a vida de 10 irmãos nossos, [no local]”, disse Daniel Chapo, durante cerimónia de abertura da 12.ª edição do Festival da Cultura, que decorre em Tete, no centro do país.

Após um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente, ocorrido por volta das 06:30 (05:30 em Lisboa), o chefe de Estado moçambicano pediu para que os automobilistas conduzam com prudência e observem as regras de trânsito.

“Queríamos aproveitar esta ocasião […] para deixar uma mensagem aos condutores que se fazem as vias públicas para que conduzam com prudência, não haja transgressão às regras de trânsito que acabam ceifando a vida à nossa população e igualmente queríamos aproveitar esta ocasião para prestar condolências às famílias enlutadas”, concluiu Daniel Chapo.

Do total de vítimas, 10 perderam a vida no local, um no hospital, havendo ainda cinco feridos, entre os quais dois graves e três ligeiros, disse hoje à Lusa Júlio Nhamussua, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Gaza.

“Um dos feridos teve alta hospitalar”, acrescentou o porta-voz.

O acidente envolveu um transporte semicoletivo de passageiros e um camião de mercadorias, avançou o porta-voz, apontando o excesso de velocidade e ultrapassagem irregular como causas do sinistro.

Pelo menos 409 pessoas morreram em Moçambique no primeiro semestre deste ano vítimas de acidentes de viação, que provocaram ainda 823 feridos, segundo dados enviados à Lusa pela polícia moçambicana.

De acordo com o balanço do primeiro semestre da polícia de trânsito, através do comando-geral da PRM, o número de mortos aumentou em 43 em comparação com igual período de 2024, quando foram registados 366 óbitos.

Os dados divulgados indicam que o país registou um total de 326 acidentes de viação nos primeiros seis meses do ano, contra 310 em igual período do ano passado.

Os índices de acidentes rodoviários em Moçambique são classificados como dramáticos, com as autoridades a apontarem o excesso de velocidade e a condução sob efeito de álcool como as principais causas.

Em 15 de abril último, o Governo moçambicano aprovou um Plano de Ação de Segurança Rodoviária, que prevê uma série de ações para reduzir o número de acidentes de viação, incluindo o reforço das fiscalizações, alterações à legislação e intervenções em pontos considerados críticos, bem como a sensibilização das comunidades.

Lusa

×
×

Cart