Sexta-feira, 10 de Outubro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Presidente João Lourenço comenta protestos e justifica aumento do preço dos combustíveis

O Presidente da República, João Lourenço, minimizou a dimensão dos recentes protestos registados em Luanda, sublinhando que alguns movimentos têm surgido sem uma razão aparente, embora o aumento do preço dos combustíveis seja frequentemente apontado como o principal motivo de contestação.

“Às vezes, as pessoas manifestam-se sem nenhuma razão aparente. Neste momento, o argumento é o aumento do preço dos combustíveis, utilizado por aqueles que querem criar dificuldades ao poder”, afirmou o Chefe de Estado, em entrevista à CNN Portugal.

João Lourenço esclareceu que, mesmo com a revisão tarifária, o preço do diesel em Angola continua abaixo da média praticada noutros países. “Depois do aumento, o litro do diesel custa cerca de 40 cêntimos de dólar. Não há muitos países do mundo que têm o combustível a este preço, abaixo dos 50 cêntimos”, destacou.

O Presidente lembrou ainda que o preço dos produtos no mercado internacional “nunca é fixo” e varia de acordo com diferentes factores económicos. “Os preços oscilam em função da oferta e da procura, mas não só. Haverá sempre outros elementos que influenciam essa oscilação, tanto para cima como para baixo”, disse.

Nos últimos meses, manifestações convocadas através das redes sociais têm ganho visibilidade em Angola, mobilizando sobretudo jovens que exigem melhores condições de vida e contestam a subida de preços. Apesar disso, o Executivo tem garantido que o processo de ajustamento económico é essencial para a estabilidade financeira do país e para atrair novos investimentos.

×
×

Cart